Fisioterapia Yeda Bellia
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DICAS PARA EVITAR LESÕES NA ACADEMIA

Aumenta, a cada dia, a conscientização de que a prática de exercícios físicos faz bem para saúde. No entanto, isso nem sempre é verdadeiro. "Se os exercícios forem realizados de forma incorreta, podem ser prejudiciais à saúde," afirma a Dra. Yeda Bellia, fisioterapeuta responsável pela Fisioterapia Yeda Bellia.

Os exemplos mais evidentes são os exercícios com pesos na posição sentada e as elevações frontal e lateral de carga com os braços esticados. Praticados com postura errada ou peso em excesso eles podem causar dores nas costas e nos ombros - ou mesmo evoluir para complicações mais sérias como hérnia de disco e tendinite, respectivamente.

1 - Coluna: Evite exercícios com carga, sentado.

É muito comum o instrutor que não possui conhecimento adequado indicar, ou a pessoa por conta própria realizar exercícios na posição sentada (Remada e Bíceps entre outros) quando há problemas na coluna, na tentativa de amenizar os esforços a que ela é submetida. Porém, isso é perigoso. No estudo científico efetuado pelo Dr. Nachemson em 1970, na Suécia, ficou demonstrado que, a coluna lombar (especificamente o disco intervertebral L3), sofre uma pressão 40% maior quando estamos sentados do que em pé. Essa pressão pode ser 150% maior quando fazemos exercícios com carga na posição sentada.

2- Ombros: Evite elevação lateral e frontal com os bracos esticados

No caso da elevação de halteres com os braços esticados para frente ou ao lado do corpo, em um ângulo maior que 45º, há um grande risco de tendinite do músculo supraespinhoso (síndrome do impacto) ou lesão do Manguito Rotador.

Para manter o corpo em forma, sem se machucar, é necessário realizar exercícios que não agridam articulações ou tendões. "Muitas vezes as pessoas procuram a fisioterapia quando o corpo dá sinais de que a coisa não está bem. Aí é necessário, além de tratar a lesão, interromper os exercícios e verificar o que estava sendo feito de errado", afirma Yeda. A orientação prévia por profissional com formação adequada e com conhecimento de biomecânica evita a interrupção das atividades físicas, tão importantes para nossa saúde física e mental.

Nachemson A.: The load on lumbar discs in different positions of the body. Clin Orthop 45: 107, 1966.

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