Fisioterapia Yeda Bellia
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CUIDADOS COM OS ESPORTES DE FINAL DE SEMANA
10/05/2007

Deixar a manutenção física do corpo apenas para o futebol, tênis, ou vôlei no final de semana - em geral, atividades de impacto - é uma agressão ao corpo.

Antes de começar a praticar uma atividade física, é importante passar por uma consulta médica com um clínico geral ou cardiologista, mesmo que não haja nada errado. Vale lembrar o ditado: É melhor prevenir do que remediar.

Rupturas de ligamentos, luxação das articulações ou simples entorses são algumas das lesões que podem atingir os desportistas, independentemente de serem jogadores profissionais ou apenas atletas amadores. As lesões no desporto amador acontecem muito por não haver cuidados com o aquecimento e os alongamento adequados.

O futebol aos finais de semana com os amigos, tão prazeroso, pode ser um risco à saúde. Pesquisa com 450 pessoas, acima dos 18 anos e que sofreram lesões durante a prática de algum esporte nos últimos três meses, revela que quase metade das pessoas estavam jogando futebol quando se machucaram.

A pesquisa comprovou o que especialistas dizem: o que torna o jogo mais perigoso é a falta de preparo dos competidores, uma vez que 42% responderam que só praticavam atividades nos finais de semana.

O estudo, conduzido pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, foi realizado em diversos países da América Latina e mostrou que as contusões mais comuns são entorses, lesões na musculatura das pernas, fraturas e lesões nos joelhos.

A solução não é abandonar o futebol, ou outros esportes mas se preparar para eles. Quanto menor o número de lesões, menos vezes a pessoa vai precisar parar.

O futebol é mais arriscado que outros esportes pois há contato direto, pessoas de condições físicas diferentes jogam juntas e a competição é acirrada.

Jogar bola apenas uma vez por semana pode fazer mais mal do que bem à saúde.

Durante pelo menos meia hora, três vezes por semana a pessoa deve caminhar, alongar e fortalecer sua musculatura para ter um condicionamento mínimo e melhorar a qualidade de vida.

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