Fisioterapia Yeda Bellia
fisioterapia | depoimentos | instalações | currículo | localização | notícias | agendamento | produtos
HIPERELASTICIDADE E A POSTURA DA CRIANÇA
03/10/2007

Muitas vezes, a má postura da criança e do adolescente é resultado de uma condição genética hereditária, conhecida como hiperelasticidade ou frouxidão ligamentar. Essas pessoas conseguem realizar movimentos com amplitudes atípicas que podem acarretar problemas posturais e articulares. Normalmente, quem apresenta hiperelasticidade pode ser identificado pelo teste de encostar o polegar no antebraço com a ajuda da outra mão.

Constatada a predisposição, é provável que outras articulações do corpo também sejam hiperelásticas, para as quais exercícios de alongamento podem ser contra-indicados. Nesses  casos, o alongamento  contribui para desenvolver instabilidades nas articulações ou até mesmo luxações articulares – mais freqüentes nos ombros, joelhos e tornozelos. Por esse motivo, deve-se ficar atento, porque nas atividades esportivas, alongamentos costumam  ser indicados indiscriminadamente.

Por desconhecerem essas características, os pais podem exigir um esforço sobre-humano dos filhos para, simplesmente, manter a postura correta, ação muito difícil para as crianças e adolescentes com essas características. Na pessoa com hiperelasticidade, os ligamentos não fazem o papel natural de limitar os movimentos. Essa função  passa a ser desempenhada pela musculatura, exigindo muito mais energia. A cobrança constante e a impossibilidade de corresponder ao desejo dos pais podem  causar frustração e um clima desagradável na família.

Segundo a Dra. Yeda Bellia, Fisioterapeuta responsável pela Fisioterapia Yeda Bellia, a solução para esse problema é conscientizar a criança da postura correta e fortalecer sua musculatura. "Músculos fortes exigem um menor esforço voluntário para manter a postura e, ao mesmo tempo, ajudam a evitar lesões que poderiam ser originadas por instabilidades articulares", afirma Yeda.

Segundo a Fisioterapeuta, o programa de fortalecimento muscular deve ser acompanhado de desenvolvimento da propriocepção (capacidade de perceber a posição e movimento do corpo), incluindo RPG ou Reeducação Postural Global, treino de equilíbrio e cinesioterapia.

Voltar

Atendimento somente com hora marcada.

Não atendemos convênios.

Rua Ribeiro do Vale, 297 - Brooklin - São Paulo - SP

Tel: (11) 5044-7744

|

Fisioterapia Yeda Bellia