Fisioterapia Yeda Bellia
fisioterapia | depoimentos | instalações | currículo | localização | notícias | agendamento | produtos
PAIS: POSTURA X DORES NAS COSTAS
30/07/2007

Os pais ou futuros pais que não praticam nenhum tipo de exercícios precisam ficar atentos às exigências da paternidade com relação ao corpo. Movimentos com grande braço de alavanca - aqueles realizados distantes do corpo com os braços esticados - como pegar a criança no berço, pegar a mochila de acessórios no banco de trás do carro ou pegar bagagem pesada sem tomar os devidos cuidados com a postura, podem deixar o pai (ou futuro pai) de molho.

Vem da física de Newton que o aumento da distância da aplicação de uma força em relação a um ponto de apoio exige, como contrapartida, um aumento proporcional de força no outro sentido para manter o conjunto em equilíbrio.

Desta maneira, carregar um bebê ou uma criança junto ao corpo é uma coisa. Segurá-lo com os braços esticados a 50cm de distância do corpo exige uma força muito maior. Nessas horas, se não possuímos musculatura suficiente, tendemos a compensar de outra maneira, geralmente prejudicando alguma parte de nosso corpo.

"Pegar objetos distantes ou pesados sem contrair o abdômen ou perto do chão sem flexionar os joelhos são movimentos típicos que podem gerar uma sobrecarga nos discos intervertebrais da coluna e, em casos extremos, até uma hérnia de disco" afirma a Fisioterapeuta Yeda Bellia.

Nesse sentido é que entra o RPG, ou Reeducação Postural Global. Essa técnica ajuda a identificar como realizar a movimentação do corpo e quais os tipos de esforços são proibidos. Permite minimizar a possibilidade de passar por uma crise de dor lombar, que atinge cerca de 80% da população, ao menos uma vez na vida.

Segundo a Dra Yeda, o RPG aliado a programa de fortalecimento muscular - principalmente da musculatura abdominal e das pernas e - ajuda a não sobrecarregar o corpo e minimizar as crises de dor lombar. Caso a crise já exista, pode ser tratada com Laser e eletroterapia como a Corrente Interferencial - para aliviar a dor e permitir o retorno às atividades normais.

Voltar

Atendimento somente com hora marcada.

Não atendemos convênios.

Rua Ribeiro do Vale, 297 - Brooklin - São Paulo - SP

Tel: (11) 5044-7744

|

Fisioterapia Yeda Bellia