Fisioterapia Yeda Bellia
fisioterapia | depoimentos | instalações | currículo | localização | notícias | agendamento | produtos
POR QUE SINTO DOR APÓS EXERCÍCIOS?
15/06/2009

A dor muscular que aparece entre 24 a 72 horas após a atividade física, ao contrário do que se ouve falar, não está relacionada à concentração de ácido lático, mas sim, à sobrecarga muscular e tipo de exercício realizado.

A associação do ácido lático com as dores musculares pós-treinamento ocorre devido ao aumento de sua concentração durante a atividade física. Porém, esse aumento desaparece completamente da musculatura cerca de uma a duas horas após o término das atividades.

Um pesquisador norte americano (ARMSTRONG,1981) constatou através de um estudo que um mesmo atleta pode realizar exercícios com intensidades diferentes, mas nas atividades em que a musculatura for mais solicitada, apresentará mais dor mesmo não havendo tanto ácido lático.

A dor muscular também pode ocorrer quando se aplica carga com a qual não se está acostumado. Qualquer pessoa, ao realizar nova atividade, mesmo de baixa intensidade de esforço, poderá sentir dores musculares.

É bom lembrar que a dor é sempre um alarme que não deve ser desprezado. Se a dor for aguda, a atenção deve ser redobrada, podendo ser necessária a suspensão da atividade. O segredo para evitar dor muscular é aumentar, cuidadosamente, a carga de trabalho. Com isso, a musculatura consegue adaptar-se às sobrecargas.

Na Fisioterapia Yeda Bellia, o acompanhamento minucioso da atividade física e da intensidade do treinamento permite um condicionamento físico com o menor risco de lesões. Quando a dor é muito forte, o uso do laser acupuntura minimiza o processo inflamatório e acelera o processo de recuperação.

Com programas de exercícios que associam alongamento, fortalecimento, propriocepção e consciência corporal, específicos para a atividade esportiva de cada indivíduo, podem-se obter melhor desempenho e rendimento no esporte.

Voltar

Atendimento somente com hora marcada.

Não atendemos convênios.

Rua Ribeiro do Vale, 297 - Brooklin - São Paulo - SP

Tel: (11) 5044-7744

|

Fisioterapia Yeda Bellia