Fisioterapia Yeda Bellia
fisioterapia | depoimentos | instalações | currículo | localização | notícias | agendamento | produtos
A SÍNDROME DOS SMARTPHONES
15/05/2006

No Brasil, o uso dos telefones inteligentes - os Smartphones - que abrigam no mesmo aparelho telefone celular, palm e envio e recebimento de e-mails, engrenou mesmo a partir de 2005 com o Treo, da Palm. Nos Estados Unidos, esses aparelhos estão sendo usados há pelo menos cinco anos e sua massificação já é uma realidade. No entanto, assim como o computador trouxe a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) para os punhos e dedos, os SmartPhones estão dando origem a uma nova síndrome, característica de quem os usa : a síndrome do polegar BlackBerry.

Nos EUA, BlackBerry é uma das marcas mais vendidas de Smartphones - a Research In Motion Limited, fabricante do BlackBerry, vendeu cerca de 3 milhões de aparelhos em 2005 - e, assim como o Sidekick e o Treo (o único comercializado no Brasil, por enquanto) todos possuem teclados semelhantes, operados com mais facilidade e rapidez pelos polegares. No entanto "esse teclado reduzido é penoso para os dedos e punhos, quando usado em demasia," afirma Yeda Bellia, membro da Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão e Diretora da Fisioterapia Yeda Bellia, em São Paulo.

Bette R. Keltner, reitora da Georgetown University School of Nursing & Health Studies foi obrigada a aposentar o seu SmartPhone, um BlackBerry. Depois de dois anos de uso constante, suas mãos estavam doendo tanto que precisou parar de digitar no aparelho. Lembra-se do início do problema : houve uma conferência de 10 horas, durante a qual respondeu cerca de 150 e-mails. Dias depois, declarou, estava com uma dor insuportável.

"A conveniência desses aparelhos em responder e-mails enquanto se espera por uma reunião, pelo vôo no aeroporto ou mesmo durante outras atividades estimula o uso contínuo, sem intervalos. Isso pode originar graves tendinites, que podem impedir a sua utilização no futuro", complementa Yeda. E aconselha: "Use o seu telefone inteligente de maneira ponderada, dando tempo de seus polegares se recuperarem entre um e-mail e outro".

Voltar

Atendimento somente com hora marcada.

Não atendemos convênios.

Rua Ribeiro do Vale, 297 - Brooklin - São Paulo - SP

Tel: (11) 5044-7744

|

Fisioterapia Yeda Bellia