Fisioterapia Yeda Bellia
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VOCÊ SABE O QUE É CÂIMBRA?
15/06/2009

Mais conhecidas pelos esportistas, as câimbras são contrações fortes, agudas e involuntárias de um ou mais músculos, podendo até incapacitar o uso destes. Podem ser causadas por excesso de ácido lático, por fadiga aguda das fibras musculares ou por falta de líquidos e minerais necessários - como sódio e potássio.

Apesar de serem mais freqüentes em esportistas, podem acometer pessoas que não praticam esportes, mesmo jovens e saudáveis. Caso se tornem constantes, as câimbras merecem investigação médica, pois podem estar relacionadas com problemas vasculares (isquemia local), neuromuscular (miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por medicamentos, cafeína, hipoglicemias, etc.). O uso de diuréticos para o tratamento de pressão arterial alta também pode causar câimbras, por diminuir a concentração de potássio no sangue.

São mais freqüentes nos músculos posteriores da perna e podem se iniciar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono. Muitas pessoas são surpreendidas durante o sono e acordam assustadas com a dor forte.

O que fazer, quando sentir uma câimbra? Alongar o músculo acometido é a melhor maneira de fazer a câimbra passar. Massagem, compressa de gelo ou um banho quente aliviam o espasmo muscular e a dor. Para prevenir é necessário ingerir líquido durante o dia, principalmente para as atividades físicas (a pessoa mal hidratada tem maior possibilidade de sofrer câimbras), alongar a musculatura antes e depois das atividades físicas e antes de dormir, para prevenir câimbras à noite.

Um programa personalizado de alongamentos musculares pode melhorar sua qualidade de vida. Os alongamentos melhoram: a flexibilidade (músculos mais flexíveis possibilitam melhor desempenho nas atividades da vida diária), a circulação nos músculos, a consciência corporal e a postura (prevenindo ou aliviando dores na coluna), a amplitude de movimentos (ajudando a manter-se ágil e evitar quedas). Além disso, previnem lesões musculares e articulares nas atividades físicas, principalmente se seus músculos e articulações estiverem encurtados e, ainda, relaxam os músculos tensos, em geral, associados ao stress.

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